A disbiose acontece quando as bactérias que compõem nosso trato gastrointestinal que inclui o estômago e o intestino, ficam desequilibradas. A disbiose pode ser um fator de risco para pessoas que possuem Síndrome do Intestino Irritável e Síndrome do Intestino Permeável; doenças intestinais como a colite e o crohn.
O que causa a disbiose intestinal?
- Mudanças na dieta, pois leva um tempo para que seu corpo se acostume com as novas substâncias.
- Aumento na ingestão de proteínas, muito comum na rotina de quem faz musculação, ou açúcar, também pode ser um gatilho para a disbiose.
- O consumo acidental de produtos químicos, como pesticidas persistentes em frutas não lavadas ou até de agrotóxicos que não sabemos que estão ali, são extremamente nocivos para a nossa microbiota.
- Ingerir doses altas de bebidas alcoólicas, seja um pouco a cada dia ou muito de uma vez só, também é nocivo.
- Medicamentos como antibióticos podem afetar alguns funcionamentos do seu corpo, entre eles, o da sua flora intestinal.
- Má higiene bucal pode permitir que as bactérias cresçam fora de onde deveriam, que é na sua boca;
- Sexo desprotegido vai nessa mesma linha de expor seu corpo a bactérias novas onde não deveriam existir.
- Altos níveis de estresse ou ansiedade podem não só enfraquecer seu sistema imunológico como provocar uma Síndrome do Intestino Irritável, o que afetará diretamente a sua flora e causará a disbiose também.
- Queda de cabelo.
Fadiga Adrenal
É um termo que alguns grupos têm utilizado numa condição em que o corpo reage ao estresse contínuo. Os defensores desta síndrome acreditam que as adrenais podem simplesmente se cansar quando colocadas para trabalhar continuamente, num estresse crônico.
Os sintomas incluiriam cansaço, indisposição, fraqueza, dificuldade em acordar de manhã, necessidade de usar estimulantes, entre outros. Todos estes sinais e sintomas são inespecíficos e estão associados a diversas doenças e também ao atual estilo de vida de diversas populações, com alto grau de sedentarismo, obesidade e alimentação e sono inadequados. Parece consenso que, nestes casos, a mudança de estilo de vida se faz necessária. Uma alimentação adequada, a busca de um peso saudável e uma rotina de atividades físicas regulares fundamentam o tratamento. Na grande maioria das vezes, estas mudanças são suficientes para promover uma melhora significativa nos sintomas, além da qualidade de vida do indivíduo. Entretanto, os defensores da “fadiga adrenal” eventualmente recomendam “suplementos de hormônio adrenal” (hidrocortisona, prednisona, prednisolona, dexametasona, entre outros), principalmente sob a forma de “fórmulas magistrais” (preparadas em Farmácias de Manipulação). Neste caso, se você não apresentar falta dos corticosteroides, isto pode ser perigoso e trazer importantes consequências para a sua saúde. Os corticosteroides são usados na Insuficiência Adrenal para repor os corticoides que estão faltando.
O uso inadequado de corticosteroides pode estar associado a alguns efeitos adversos (alguns deles extremamente graves), como aumento da pressão arterial sistêmica, ganho de peso, aumento da glicose no sangue, alterações no humor (como depressão e/ou ansiedade), redução na massa óssea (osteoporose), entre outros. Além disso, o uso prolongado pode, inclusive, atrapalhar o funcionamento adequado das próprias adrenais em longo prazo. Se você usa algum corticosteroide (hidrocortisona, prednisona, prednisolona, dexametasona, entre outros), deve haver um diagnóstico que justifique isto.
Baixa Imunidade
Imunidade baixa é quando o sistema imunológico não consegue responder contra infecções de forma eficaz. Isso pode acontecer devido a deficiências nutricionais, uso de alguns medicamentos ou pela presença de doenças que afetam a imunidade. O sistema imunológico é um conjunto de órgãos, tecidos e células que agem com o objetivo de combater agentes invasores e, assim, evitar o desenvolvimento de doenças.
O que causa baixa imunidade?
A diminuição da imunidade pode acontecer devido a diversas situações, incluindo situações de estresse e ansiedade, por exemplo. Além disso, algumas doenças crônicas, como AIDS, lúpus, câncer e diabetes também podem diminuir a atividade dos sistema imune e favorecer o aparecimento de outras doenças. O uso de medicamentos imunossupressores, corticoides ou antibióticos também são capazes de enfraquecer o sistema imunológico. o funcionamento do sistema de defesa do corpo também pode ser comprometido devido a hábitos de vida, como falta de atividade física, alcoolismo, tabagismo e alimentação pouco saudável